Gestão da Qualidade
Gestão da Qualidade
A Câmara Municipal de Salvador é a pioneira na implantação da Política de Qualidade, sendo a primeira Câmara entre as capitais brasileiras a obter o certificado ISO 9001. Conquistado em 2007, o certificado, de reconhecimento nacional e internacional, é concedido a empresas públicas e privadas que alcançam resultados de excelência na prestação de serviços ou elaboração de produtos colocados à disposição da sociedade. Reflete o compromisso das organizações com a responsabilidade social e o atendimento às demandas de seus clientes internos e externos, colaboradores e fornecedores. No setor público ainda são poucas as instituições certificadas.
Perspectivas para 2019
As atividades da Gestão da Qualidade em 2019, em conformidade com os requisitos da Norma ISO 9001:2008, continuará a demonstrar o comprometimento da gestão da Casa Legislativa em assegurar que os objetivos da Qualidade sejam atingidos.
Para tanto, a Câmara Municipal de Salvador estabelece e reforça com seus colaboradores a sua Política da Qualidade, o que inclui, entre outros aspectos, o comprometimento com os requisitos e com a melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade.
Assim, buscando refletir as diretrizes da Política da Qualidade, as ações descritas abaixo continuarão sendo executadas em 2019:
•Atender continuamente os requisitos estatutários e regulamentares dos processos legislativos;
•Melhoria contínua de nossos processos e serviços.
•Otimizar os processos e disponibilizar recursos visando a melhoria da atuação parlamentar, para a melhor fiscalização dos atos do Poder Executivo, assegurar a elaboração da legislação e articulação permanente dos projetos da Câmara.
•Aprimorar continuamente o processo legislativo, visando atingir a satisfação do Cliente.
•Melhorar continuamente a comunicação e relação com as partes interessadas.
•Motivar seus servidores através do desenvolvimento de sua capacidade proporcionando seu crescimento.
Informamos ainda que, estamos atuando em conjunto com uma consultoria externa para a atualização do sistema de Gestão da Qualidade para a nova versão ISO 9001 e a atualização do Planejamento Estratégico da CMS para o Biênio 2019 e 2020, garantindo desta forma a atualização dos Processos internos e Certificação ISO 9001:2015.
HISTÓRICO - GESTÃO DA QUALIDADE NA CÂMARA
A Câmara Municipal de Salvador foi certificada em 2007 pela Bureau Veritas Certification com base nos requisitos da norma ISO 9001:2000 Na primeira fase para a obtenção da certificação foram incluídos os seguintes processos: Tecnologia da Informação, Capacitação, Comunicação interna, Patrimônio, Almoxarifado, Compras, Financeiro, Expediente, Taquigrafia, Plenário, Documentação, Comissões, Pesquisa e Análise, Segurança, Limpeza e conservação, Manutenção e infraestrutura e Qualidade. Todo o processo de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade da Câmara foi orientado pela Albano Moura Consultoria Ltda. que capacitou servidores para atuarem como gestores de processos e auditores internos.
Durante os anos seguintes foram realizadas auditorias internas para ajustar alguns procedimentos e verificar o controle dos indicadores de qualidade e as evidências para a identificação de situações de não conformidade.
Em 2008 e 2009 a Câmara também recebeu auditores externos da Bureau Veritas para a verificação da conformidade de seus processos e obteve a confirmação da certificação com a identificação de algumas oportunidades de melhorias nos sistemas de registro de documentos, no SAPL e no ambiente físico da instituição. Foram efetuadas as alterações necessárias tendo em vista a nova versão da norma 9001, editada em 2008. Para esta atualização a Câmara contratou uma consultoria externa especializada para capacitar os gestores e proceder aos devidos ajustes.
Em 2010, 2011, 2012 e 2013, a Câmara continuou sendo certificada pela Bureau Veritas. Em 2014, certificada pela SGS do Brasil e em 2015 e 2016 pela TUV RHEINLAND DO BRASIL.
FALE CONOSCO
Supervisão da Qualidade da Câmara Municipal
Andréa Mello – Supervisor da Qualidade
E-mail: qualidade@cms.ba.gov.br
Telefones: (0xx 71) 3320-0226