Câmara comemora 33 anos da Uneb

Alunos, docentes, diretores e vereadores destacaram papel social da instituição

 Câmara comemora 33 anos da Uneb

Foto: Reginaldo Ipê

10/08/2016 - 13:15

O aniversário de 33 anos da Universidade Estadual da Bahia (Uneb) foi celebrado na manhã desta quarta-feira (10), em sessão especial realizada no Plenário Cosme de Farias. Diretores, docentes e alunos se aliaram aos vereadores no destaque ao pioneirismo da instituição na adoção de políticas afirmativas e sociais de inclusão em todo o estado.
A sessão especial foi requerida e dirigida pela vereadora Vânia Galvão (PT), presidente da Comissão de Reparação da Câmara Municipal de Salvador, e também contou com a presença dos vereadores Aladilce Souza (PCdoB) e Gilmar Santiago (PT), que foram unânimes ao ressaltar a importância da universidade para a população da Bahia.

“São 56 anos de história e 33 anos de institucionalização da Universidade Estadual da Bahia. Adotou a lei de cotas para negros e índios e formou mais de 90 mil profissionais. A Uneb contribui muito para a geração de empregos diretos e indiretos, estimula o desenvolvimento de jovens que não teriam condições de deslocamento para grandes centros. A Uneb, em todos esses anos, tem conseguido excelência em sua atuação”, elogiou Vânia Galvão.
Fundada em 1983, a Uneb é administrada pelo reitor e professor José Bites de Carvalho e mantida pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria da Educação. Possui 29 departamentos instalados em 24 campi de ensino distribuídos em importantes municípios da Bahia. A instituição oferece mais de 150 cursos de graduação e pós-graduação por meio de ensino presencial e de educação à distância.

Compromisso social

Para a vice-reitora da universidade, Carla Liane Nascimento dos Santos, a Uneb simboliza o compromisso com a educação pública de qualidade.
“A iniciativa de a Câmara realizar essa sessão especial vem selar o compromisso com a educação pública e superior. A principal via de mudanças e transformações sociais para a nossa população é através da educação”, afirmou Carla Liane.
Neste mesmo sentido, a vice-reitora anunciou que existe um projeto para que a Uneb abra uma nova unidade com ensino à distância e, posteriormente, presencial no Subúrbio Ferroviário de Salvador. “Seremos mais uma vez pioneiros e chegaremos aonde nenhuma outra universidade pública ousou ir”, comemorou.

Presidente da União dos Estudantes da Bahia, Nágila Maria enalteceu a formação da mesa da sessão especial, majoritariamente feminina, e afirmou que “celebrar a Universidade da Bahia é festejar, também, a trajetória de luta do povo baiano”. Para a estudante, a instituição tem a obrigação de abraçar a luta por uma educação pública, gratuita, inclusiva e de qualidade.
Além dos citados, também fizeram parte da mesa, durante a solenidade, o representante do Sindicato dos Transportadores Escolares e Turísticos do Estado da Bahia (Sintest), Everton Lima; e a vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Jamile Silva.

Atuação

A Uneb foi criada pela junção de outras faculdades, centros e núcleos de educação entre as quais se destacam a Faculdade de Agronomia do Médio São Francisco, em Juazeiro; as Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras de Juazeiro; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caetité; o Centro de Educação Técnica da Bahia; as Faculdades de Formação de Professores de Alagoinhas, Jacobina e Santo Antônio de Jesus, e os Núcleos de Ensino Superior de Paulo Afonso, Teixeira de Freitas e Barreiras.
Além dos cursos gratuitos e de qualidade, a Uneb se destaca pela presença em trabalhos sociais, a exemplo da alfabetização e capacitação de jovens e adultos em situação de risco social, educação em assentamentos da reforma agrária e em comunidades indígenas e quilombolas, projetos de inclusão e valorização voltados para pessoas deficientes, da terceira idade e LGBT. Trabalhos de pesquisa também são desenvolvidos em todas as regiões de atuação da Uneb, a exemplo das áreas de robótica e de jogos eletrônicos pedagógicos.


Fonte da notícia: Secom

Câmara

Agenda

Biblioteca

Centro de Cultura

Gestão da Qualidade

Marcas e Manual

Presidência

Transparência

Concurso público

Despesas viagem

Frequencia de vereadores

Leis Municipais

Prestação de contas

Processos Licitatórios