Cardiologista Marcus Vinícius ganha cidadania soteropolitana
Título de Cidadão de Salvador foi outorgado em sessão solene requerida e dirigida pelo vereador Euvaldo Jorge

Foto: Valdemiro Lopes
22/08/2016 - 20:47
Em sessão solene requerida e dirigida pelo vereador Euvaldo Jorge (PPS), o cardiologista Marcus Vinícius Santos Andrade recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadão de Salvador, na noite desta segunda-feira (22), no Plenário Cosme de Farias. O homenageado nasceu em Lagarto, interior de Sergipe, em 1975.
Em seu discurso de saudação, o vereador Euvaldo Jorge, autor da Resolução nº 2.339/13 que possibilitou a homenagem, falou das muitas virtudes do homenageado, narrando momentos marcantes de um rico currículo na área médica e também na docência na Escola Bahiana de Medicina.
“Salvador precisava de mais um filho com essas qualidades”, afirmou o vereador Euvaldo, lembrando em seguida que todos os vereadores aprovaram a proposição da homenagem. Também informou que em 2017 será outorgada a Medalha Thomé de Souza, outra importante honraria da Câmara.
Discurso
No discurso de agradecimento, após receber o Título de Cidadão de Salvador das mãos da esposa Luciana Azevedo Prata e da filha Letícia Azevedo Prata, o novo cidadão soteropolitano lembrou do nascimento em Lagarto e do ingresso, aos 17 anos, na Escola Bahiana de Medicina. “Fiquei encantado e apaixonado com a alegria do povo baiano e a energia que emana dessa cidade do São Salvador”, afirmou, relembrando as primeiras vivências na capital.
Ainda na saudação, falou do nascimento da filha Letícia e da formação científica com o professor doutor Gilson Soares Feitosa, também lembrado pela ética e humanidade. Destacou, ainda, o estágio em clínica médica no Hospital Santa Izabel e a especialização em cardiologia, após residência.
Sobre a homenagem da Câmara, o médico Marcus Vinícius destacou que é “uma honra muito grande”, justificando que, ao longo desse tempo, em Salvador, acabou se tornando mais baiano do que sergipano, morando mais na Bahia do que em Sergipe. Acrescentou que a nova cidadania “é algo surpreendente” e está “extremamente agradecido com a homenagem”.
Famíia
Na área médica, ressaltou o desafio de coordenar o Centro de Referência em Doenças Cardiovasculares Dr. Adriano Pondé, em 2005. O Centro, informou, atende integralmente pelo SUS, sendo fruto da parceria da Santa Casa de Misericórdia e a Secretaria Municipal da Saúde.
Sobre o vereador Euvaldo Jorge, seu paciente, lembrou da amizade de mais de dez anos. Ainda no discurso, fez agradecimento especial aos familiares e encerrou citando Gilberto Gil: “Meu caminho pelo mundo, eu mesmo traço. A Bahia já me deu, régua e compasso. Quem sabe de mim sou eu, aquele abraço!”.
Conforme o amigo Fábio Vilas-Boas, secretário de Saúde do Estado da Bahia, o médico Marcus Vinícius se doa e vivencia o lado do paciente. “Ele tem um sentimento de compaixão e projeta a cardiologia internacionalmente”, assegurou.
Participaram da mesa de trabalho da sessão solene, além do vereador Euvaldo, do homenageado e do secretário de Saúde da Bahia, Manoelito Souza (superintendente da Santa Casa de Misericórdia da Bahia), Gilson Soares Freitas (diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Santa Izabel), Marcos Machado Barojas (diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Secção Bahia) e José Carlos Brito (chefe de Cardiologia do Hospital Santa Izabel).
Ainda na sessão solene, a mãe do homenageado, Marilene Santos Andrade, e o irmão, Henri Clay Santos Andrade, conduziram o novo cidadão soteropolitano à mesa de trabalho.
Fonte da notícia: Secom