Pedro Godinho propõe campanhas em combate à gravidez precoce
Medida educativa está prevista para o início do ano letivo

Foto: Assessoria
03/02/2020 - 14:39
O vereador Pedro Godinho (MDB), autor do projeto de indicação para a criação da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência em Salvador, defende que seja realizada desde o início do ano letivo, tanto em escolas municipais quanto estaduais, campanhas em combate à gravidez na adolescência.
“Foi sancionada a Lei 13.798/19, instituindo a Semana Nacional de Prevenção à Gravidez na Adolescência, incluindo o dia 1º de fevereiro. Sugiro que caso no dia 1º de fevereiro, o ano letivo ainda não tenha iniciado, a campanha possa ser realizada todo ano na primeira semana de aulas”, disse o vereador.
Segundo dados da Secretaria de Saúde (Sesab) divulgados nesta segunda (27), cerca de 32,5 mil adolescentes tiveram filho na Bahia em 2019, o que corresponde a 17,045% dos nascidos vivos no estado no ano passado. Segundo o IBGE, a Bahia é o quinto estado brasileiro com mais registros de gravidez na adolescência.
“É um quadro que, infelizmente, se repete corriqueiramente no nosso estado. Os impactos sociais não são poucos: evasão escolar; redução da inserção dessas jovens no mercado de trabalho; comprometimento da renda familiar, que na maioria das vezes já é pequena; além dos riscos à saúde da mãe e do bebê. A Bahia precisa priorizar essa pauta, mas a abordagem deve ser através de políticas públicas de conscientização, aliando estratégias de saúde e educação” declarou o parlamentar.
Para Pedro Gordinho, é importante o Governo do Estado e a Prefeitura começarem o ano letivo já com esta pauta. “Realizaremos palestras com acadêmicos e técnicos sobre o tema, além de distribuição de cartilhas. Que esse assunto seja estendido também para as redes sociais, pois é o novo jeito dos jovens se comunicarem e terem acesso às informações”, concluiu.
Fonte da notícia: Diretoria de Comunicação